A urofluxometria, também conhecida como fluxometria urinária, é um exame urológico simples e minimamente invasivo que tem como objetivo estudar o volume eliminado e a velocidade do fluxo urinário. Por meio de um recipiente equipado com sensores, a urina é coletada e as informações são transmitidas a um computador. Isso permite a avaliação de diversos aspectos, como o tempo necessário para iniciar a micção, a força do jato urinário, a quantidade de urina eliminada e o tempo necessário para concluir a micção.
O procedimento ocorre com a utilização de um recipiente para coletar a urina do paciente e um computador equipado com sensores para captação dos resultados. Desta forma os dados recebidos permitem um registro e processamento dos valores obtidos no exame.
Durante o exame, o paciente realiza a micção de forma natural, quando sentir a necessidade de urinar. É recomendado que o paciente ingira água previamente. No caso das mulheres, o estudo é geralmente realizado para possibilitar a micção sentada, enquanto no caso dos homens, é viabilizada a micção em posição em pé.
A preparação necessária para a Urofluxometria envolve garantir que a bexiga esteja cheia o suficiente, com uma quantidade mínima de pelo menos 150mL de urina, pois quantidades inferiores podem resultar em resultados insatisfatórios. Para isso, é recomendado que o paciente ingira uma quantidade significativa de água algum tempo antes do procedimento e evite urinar até a realização do exame (geralmente, beber de 2 a 4 copos de água é suficiente).
Pode ser realizado por homens e mulheres
Não.
O exame ocorre quando o paciente urina em um recipiente de maneira externa e privada, dessa forma o exame não se torna invasivo.
O Dr. Kleber irá fazer a análise dos resultados obtidos no exame. Auxiliando no diagnóstico de Obstrução Infra Vesical.
Nos chame agora pelo Whatsapp