A disfunção erétil é caracterizada como a impossibilidade do homem em obter e manter uma ereção peniana suficiente para uma atividade sexual satisfatória. Essa condição pode estar associada tanto a doenças crônicas quanto a problemas de ordem psicológica, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes e suas parceiras.
Embora a incapacidade de obter uma ereção adequada nem sempre seja classificada como disfunção erétil, é importante salientar que se isso acontecer de forma frequente, é recomendado procurar um médico urologista para uma avaliação adequada.
É importante que o Dr. Kleber estude cada caso individualmente para compreender a verdadeira causa. No entanto, existem possíveis fatores que podem contribuir para a situação:
Quando os homens alcançam os 40 anos, podem experimentar diversas alterações orgânicas, uma vez que é o início da meia-idade. Segundo o estudo “Estudo do Envelhecimento Masculino de Massachusetts” realizado pela Universidade de Massachusetts, cerca de 40% dos homens nessa faixa etária enfrentarão problemas relacionados à potência.
A disfunção erétil pode se manifestar através de ereções incompletas, resultando em dificuldades em 50% ou mais das tentativas de atividade sexual. Esse problema pode afetar consideravelmente a vida sexual e a qualidade de vida dos homens afetados.
Sim, existem várias recomendações para a evitar ou minorar, tais como: fazer exercício físico, ter uma alimentação saudável, limitar o consumo de álcool, eliminar o uso de tabaco, controlar os fatores de risco cardiovascular como a hipertensão, a diabete ou o colesterol elevado que contribuem para a aterosclerose, entre outras.
A Disfunção erétil pode ser um sinal de uma doença cardíaca concomitante. No caso de Disfunção Erétil de início súbito, devemos sempre afastar a presença de Obstrução das Coronárias com risco de infarto iminente.
Nos chame agora pelo Whatsapp