A cistoscopia é um exame utilizado para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas condições relacionadas à bexiga, tais como câncer de bexiga, inflamação e presença de cálculos.
Quando o procedimento inclui a visualização da uretra e da bexiga do paciente simultaneamente, juntamente com a identificação de possíveis crescimentos prostáticos que possam obstruir a uretra, é denominado uretrocistoscopia.
O termo videocistoscopia é utilizado para descrever a realização da cistoscopia ou uretrocistoscopia por meio de um sistema de vídeo, o qual possibilita a captura de imagens (fotografias ou gravações em vídeo).
Sendo um método de diagnóstico, as situações indicadas para realizar uma Cistoscopia, como, por exemplo:
Este é um procedimento ambulatorial, que dispensa internação.
É normal haver algum desconforto ou dor ao urinar durante 1 a 2 dias após o exame. Assim como também é possível ocorrer sensação de ardor uretral pequeno sangramento na urina e aumento da frequência miccional nas primeiras 24 a 48 horas.
Como referido previamente a cistoscopia sob anestesia local costuma ser discretamente desconfortável, nomeadamente no sexo masculino.
A presença de dor intensa geralmente é associada a inflamação e/ou infecção da bexiga, estenoses de uretra, bexiga contraída ou hiperativa. Nestes casos, o procedimento pode ser realizado no bloco operatório sob sedação, raquianestesia ou anestesia geral.
Qualquer pessoa pode realizar o exame, independentemente da sua idade ou gênero.
A duração média de um estudo cistoscópico diagnóstico é de cerca de 5 minutos, sendo que poderá ser superior nos casos em que são realizadas atitudes terapêuticas.
É normal haver algum desconforto ou dor ao urinar durante 1 a 2 dias após o exame
Nos chame agora pelo Whatsapp