O câncer de próstata é um tipo de tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, o canal que conecta a bexiga ao orifício externo do pênis.
É importante ressaltar que o câncer de próstata é a forma mais comum de câncer entre os homens, ficando logo atrás do câncer de pele. Infelizmente, devido ao medo ou à falta de conhecimento, muitos homens evitam discutir abertamente sobre esse assunto.
Diversos fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Esses fatores incluem:
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
Porém, é importante relembrar que o CÂNCER DE PRÓSTATA DEVE SER DESCOBERTO ANTES QUE OS SINTOMAS APAREÇAM. Por isso, é de extrema importância REALIZAR O EXAME PREVENTIVO.
O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.
A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA e de possíveis achados suspeitos no exame de RNM.
Sim.
Homens com sobrepeso, carregando mais de 20kg em excesso, apresentam uma probabilidade quase duas vezes maior de desenvolver câncer de próstata durante a fase adulta.
Nos chame agora pelo Whatsapp